Aba 1

Aba 1

Postado em 12 de Novembro de 2010 às 11h29

1º Lugar - Prêmio CNI-FIESC - Desenvolvimento Sustentável - NORD Electric S.A.

Sustentabilidade (55)Meio Ambiente (21)Institucional (31)Prêmios (13)

Biochamm, Ceusa, Eliane, Inovativa e NORD Electric vencem prêmio CNI FIESC

Promovido pelo SENAI, o Prêmio é um reconhecimento às melhores contribuições para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense
Florianópolis, 12.11.2010 - As empresas vencedores da 20ª edição do prêmio CNI/FIESC foram conhecidos na final da tarde desta sexta (12), em Florianópolis. Na categoria "Equipes de Melhoria", o projeto vencedor foi o apresentado pela Eliane Revestimentos Cerâmicos, de Cocal do Sul. Em desenvolvimento sustentável, quem venceu foi a NORD Electric, de Chapecó, enquanto a Ceusa (de Urussanga) venceu a categoria "Design". Na categoria "Inovação e Produtividade", a Biochamm, de Agrolândia, recebeu o prêmio na modalidade "médias e grandes empresas", enquanto a Inovativa (Joinville) levou o troféu destinado às pequenas empresas.

Promovido pelo SENAI, o Prêmio CNI/FIESC é um reconhecimento às melhores contribuições para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense. Dezoito empresas catarinenses apresentaram 23 projetos dentro das quatro categorias. Realizado desde 1990, o Prêmio corresponde à etapa estadual do Prêmio CNI e é disputado duas fases: uma regional (com apresentações em diversas cidades de Santa Catarina) e uma estadual, em Florianópolis.

A Ceusa (Cerâmica Urussanga) venceu a categoria "Design" com o projeto "revestimentos cerâmicos com decoração em impressão digital, em porcelanato superslim e inspirado em revestimentos", fruto de pesquisas de tendência de mercado e às novas tecnologias adquiridas pela empresa. Os produtos imitam materiais como pedras, madeira de demolição e lâminas de madeiras naturais. Com o lançamento, a empresa de Urussanga conseguiu mais visibilidade e obteve crescimento nas vendas.

A categoria Inovação e Produtividade, modalidade pequena empresa, teve como vencedora a Inovativa Tecnológica. A empresa de Joinville desenvolveu um software que otimiza o uso de matéria-prima nos processos de cortes das indústrias, principalmente do setor metalmecânico. No projeto "otimize cortes retos", os colaboradores da fabricante mostraram como seus clientes podem racionalizar recursos e agilizar processos manuais.

Já na categoria Inovação e Produtividade, modalidade média e grandes empresas, o projeto "dispositivo para teste hidrostático em serpentina", da Biochamm Caldeiras e Equipamentos, de Agrolândia, foi o premiado. A melhoria permitiu melhorar os processos usados para detectar vazamentos.

A NORD Electric, de Chapecó, apresentou o projeto de um "edifício industrial ecoeficiente" e foi a premiada na categoria "Desenvolvimento Sustentável". A nova sede da empresa utiliza recursos como pavimentação permeável, sistema de captação de água da chuva e orientação solar adequada, entre outras características. Com isso, a empresa reduzir o consumo de recursos naturais (como água e energia), além de minimizar o impacto ambiental.

Com o projeto "desaeração eletro-hidráulica nas prensas", a Eliane Revestimentos Cerâmicos, de Cocal do Sul, reduziu em 7,7% o custo final do porcelanato. O problema detectado era o excesso de ar que permanecia na massa após a prensagem. A prensa desenvolvida pela equipe da Eliane faz um movimento de retorno que facilita a saída desse ar. Assim, a empresa reduziu quebras, rejeitos (em 648 quilos por mês) e aumentou a produtividade.

Assessoria de Imprensa
Sistema FIESC

Veja também

VIII Noite Cultural - APAE29/11/11 No dia 29 de novembro de 2011, treze voluntários do Comitê DiAzul acompanhados do Diretor da empresa Sr. Nelson Eiji Akimoto, compareceram na VIII Noite Cultural realizada na Sede da APAE Chapecó, em comemoração ao seu 41° aniversário da instituição. Neste evento foram realizadas apresentações artísticas dos alunos e funcionários,......
NORD Electric visita feira FIEE06/04/15      No dia 23, 24 e 25 de março de 2015, os colaboradores da NORD Electric, Adauto Muller, July Anne O. Freitas e Kleber Weise visitaram a 28° edição da FIEE, Feira Internacional da Indústria Elétrica,......

Voltar para NOTÍCIAS