.

 

 

 

 

 

 

 

Postado em 12 de Novembro de 2010 às 11h29

1º Lugar - Prêmio CNI-FIESC - Desenvolvimento Sustentável - NORD Electric S.A.

Sustentabilidade (57)Meio Ambiente (21)Institucional (31)Prêmios (14)

Biochamm, Ceusa, Eliane, Inovativa e NORD Electric vencem prêmio CNI FIESC

Promovido pelo SENAI, o Prêmio é um reconhecimento às melhores contribuições para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense
Florianópolis, 12.11.2010 - As empresas vencedores da 20ª edição do prêmio CNI/FIESC foram conhecidos na final da tarde desta sexta (12), em Florianópolis. Na categoria "Equipes de Melhoria", o projeto vencedor foi o apresentado pela Eliane Revestimentos Cerâmicos, de Cocal do Sul. Em desenvolvimento sustentável, quem venceu foi a NORD Electric, de Chapecó, enquanto a Ceusa (de Urussanga) venceu a categoria "Design". Na categoria "Inovação e Produtividade", a Biochamm, de Agrolândia, recebeu o prêmio na modalidade "médias e grandes empresas", enquanto a Inovativa (Joinville) levou o troféu destinado às pequenas empresas.

Promovido pelo SENAI, o Prêmio CNI/FIESC é um reconhecimento às melhores contribuições para a competitividade e o desenvolvimento sustentável da indústria catarinense. Dezoito empresas catarinenses apresentaram 23 projetos dentro das quatro categorias. Realizado desde 1990, o Prêmio corresponde à etapa estadual do Prêmio CNI e é disputado duas fases: uma regional (com apresentações em diversas cidades de Santa Catarina) e uma estadual, em Florianópolis.

A Ceusa (Cerâmica Urussanga) venceu a categoria "Design" com o projeto "revestimentos cerâmicos com decoração em impressão digital, em porcelanato superslim e inspirado em revestimentos", fruto de pesquisas de tendência de mercado e às novas tecnologias adquiridas pela empresa. Os produtos imitam materiais como pedras, madeira de demolição e lâminas de madeiras naturais. Com o lançamento, a empresa de Urussanga conseguiu mais visibilidade e obteve crescimento nas vendas.

A categoria Inovação e Produtividade, modalidade pequena empresa, teve como vencedora a Inovativa Tecnológica. A empresa de Joinville desenvolveu um software que otimiza o uso de matéria-prima nos processos de cortes das indústrias, principalmente do setor metalmecânico. No projeto "otimize cortes retos", os colaboradores da fabricante mostraram como seus clientes podem racionalizar recursos e agilizar processos manuais.

Já na categoria Inovação e Produtividade, modalidade média e grandes empresas, o projeto "dispositivo para teste hidrostático em serpentina", da Biochamm Caldeiras e Equipamentos, de Agrolândia, foi o premiado. A melhoria permitiu melhorar os processos usados para detectar vazamentos.

A NORD Electric, de Chapecó, apresentou o projeto de um "edifício industrial ecoeficiente" e foi a premiada na categoria "Desenvolvimento Sustentável". A nova sede da empresa utiliza recursos como pavimentação permeável, sistema de captação de água da chuva e orientação solar adequada, entre outras características. Com isso, a empresa reduzir o consumo de recursos naturais (como água e energia), além de minimizar o impacto ambiental.

Com o projeto "desaeração eletro-hidráulica nas prensas", a Eliane Revestimentos Cerâmicos, de Cocal do Sul, reduziu em 7,7% o custo final do porcelanato. O problema detectado era o excesso de ar que permanecia na massa após a prensagem. A prensa desenvolvida pela equipe da Eliane faz um movimento de retorno que facilita a saída desse ar. Assim, a empresa reduziu quebras, rejeitos (em 648 quilos por mês) e aumentou a produtividade.

Assessoria de Imprensa
Sistema FIESC

Veja também

NORD Electric recebe o Selo Solar31/10/16        O Selo Solar incentiva utilização de energia fotovoltaica. Através de uma iniciativa do Instituto Ideal (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas para a América Latina) e da Câmara De Comercialização De Energia Elétrica, com o apoio da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por......
Nord Electric mantém Certificação ISO 9001:200823/10/15          No dia 13/10/15 aconteceu na sede da empresa, auditoria externa de monitoração do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, realizada pela empresa certificadora BRTUV NORD.      ......

Voltar para NOTÍCIAS